quinta-feira, 7 de julho de 2011

Por que não usamos sites de compras coletivas

Por uma questão de princípios, eu e Maricota nunca nos interessamos pelas promoções oferecidas pelos sites de compras coletivas. Sempre ficamos com dois pés atrás: quando a oferta é muito atraente, pode contar que o produto final nunca estará à altura.

Dito e feito. Nos últimos meses, percebemos que diversos amigos foram verdadeiramente enganados por cupons e vouchers que prometiam experiências fantásticas - e as compras, feitas no impulso, nada mais traziam do que decepções.

Quem corrobora é a querida amiga Kica, que gentilmente nos ofereceu o seguinte testemunho:

"Se quiser se frustrar em uma noites destas, vá ao Carambolla. Tem cara de bistrô, é bonitinho, mas não entrega o que vende. Já fui duas vezes e a experiência foi péssima. Há alguns dias, eu e um grupo de amigos fomos saborear um rodízio de sopas. Compramos um voucher num site de compras coletivas. Eles prometiam 9 variedades. Tinham duas! Depois de reclamarmos, eles fizeram um caldinho de feijão só para a gente. E olha que o restaurante estava lotado! Cheio de gente com o voucher na mão! Fico pensando que estas pessoas, que compraram o direito de escolher entre 9 sopas, acabaram tendo que se contentar com duas opções de mandioquinha: com batata e com cenoura! Depois de meia hora, eles colocaram um creminho de aspargo – bem salgado, aliás.

Ao final, pedimos crepe de sobremesa, com sorvete. Veio sem sorvete. Quando reclamamos, eles disseram simplesmente que não tinha. Não avisaram e não descontaram do valor do prato. Uma enganação.

Quando ouvirem Carambolla fujam! Porque é um roubada, das grandes... Pelo menos a entrada estava gostosa: queijo coalho com geléia de pimenta e mel. Se não fosse essa “entradinha” de 16 reais e 50 centavos e a companhia alegre dos amigos, a noite teria sido um completo fiasco."

Deu pra sentir o drama, não é?

Essa é a parte dos clientes. Agoram vamos à outra parte: a dos que servem os clientes.

Há alguns dias, ouvi uma reclamação de garçons no excelente Emprestado. Era terça-feira e parecia véspera de Natal - quando tudo está às traças, todo mundo cansado e querendo ir pra casa.

Levei um amigo lá para provar as delícias e especialidades brasileiras. Péssimo dia, porque a cozinha estava completamente desfalcada. Motivo: o restaurante vinha de duas semanas sem descanso, só recebendo clientes de sites de compras coletivas.

Os garçons se diziam exaustos, sem folgas, pausas etc. Falaram que o restaurante nunca esteve tão cheio, e que a exigência dos clientes era opressora. Os pratos terminavam muito rápido, o fluxo de pessoas era enorme - e o restaurante não aumentou o número de funcionários, nem de comida para o contingente. Pode ser reclamação de funcionário de saco cheio com o chefe, mas pode ser reclamação de gente que dá o sangue pelo trabalho.

Quem se deu mal foi o cliente da semana seguinte (no caso eu e meu amigo), porque só havia dois, DOIS pratos do cardápio disponíveis.

Nessa história de sites de compras coletivas, tem interesse de todos os lados: é cliente querendo pagar menos e querendo receber pelo que lhe foi oferecido, é dono de restaurante querendo aumentar o movimento da clientela, é site querendo ganhar dinheiro em cima da gana pelo dinheiro de ambas as partes.

Eu e Maricota estamos fora desse jogo.

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