quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fala, chefe! (TGI Friday's)

O nosso blog traz mais uma novidade. A partir de agora, sempre que der e que puder, a gente vai publicar uma entrevista com o chef, restauranteur ou proprietário de um estabelecimento gastronômico. O cara que toca o negócio.

Quem dá o pontapé inicial é Fabio Vianna, diretor operacional de nada menos do que o TGI Friday's Brasil. Quem mora em São Paulo conhece: esteve lá em alguma festa de aniversário, passou alguma vez para comer um lanche com os amigos... ou simplesmente se lembra da célebre frase: "Thank God It's Friday!!!".

Desde 1995, a rede tenta se impor num mercado bem competitivo, onde nascem concorrentes de 15 em 15 dias. Os mais recentes (e fortes) foram o Outback e o Applebee's, que com certeza abocanharam uma boa parte da clientela dos caras.

Lá na esquina da Av. Juscelino Kubitschek com a Santo Amaro, o estilo americanizado do Friday's permanece: garçons animados, ágeis e malabaristas; ambiente à meia-luz; carnes de todos os tipos e gostos; cardápio com anglicanismos pra dar e vender.


A marca é registrada e inconfundível. Como não deixar a peteca cair? Com a palavra, Fabio Vianna:

Qual é o maior desafio para tornar o seu restaurante um BOM restaurante?
Hoje em dia a coisa mais difícil é escolher uma boa localização. E esse foi o nosso primeiro passo: nos instalamos na esquina da Av. Santo Amaro com a Av. Juscelino Kubitschek, na zona sul. Tem público tanto no almoço (executivos que trabalham na redondeza) quanto no jantar e fins de semana (famílias, casais e grupos de amigos). Depois de ter escolhido um bom ponto, o foco passa a ser 100% operacional - na qualidade da comida e no atendimento.

O Outback e o Applebees vieram depois do Friday's aqui pro Brasil e abocanharam uma boa parte do mercado. Como vocês se adaptaram para manter os clientes?
A solução foi realizar ações de marketing para fidelizar clientes, sempre com o foco na equação "qualidade de comida + bom atendimento". No almoço, por exemplo, mudamos o cardápio a cada 6 meses para ele não se tornar enjoativo. Ainda temos um cartão fidelidade: consumindo 5 pratos, um é por nossa conta! No happy hour sempre há dose dupla. No jantar temos cartões vip e diversas parcerias com a Claro, Itaucard... Essas ações são eternas no ramo de alimentação e nos ajudam a manter o pique.

O cardápio do Friday's é bem vasto: lanches, hamburgueres, petiscos, massas, carnes e até peixe! De toda essa variedade, existe alguma especialidade que se destaca?
Sim! Nosso prato chefe é a costela de porco, a Baby Back Ribs. São 700 gramas de costela marinada no molho barbecue. Olha só se não dá água na boca:

Pra terminar: qual é o seu prato preferido do Friday's?
Eu sou suspeito porque gosto de 90% do nosso cardápio! Mas o que mais me apetece é uma entrada, a Three For All: buffalo wings + fried mozzarella + potato skin!



Hummmm... então tá, né? Logo menos o RESTAURANT COUPLE visita o Friday's para uma avaliação de cabo a rabo. Valeu, Fabio, e até lá!

6 comentários:

  1. Sou suspeito para falar.... o Three for all é sensacional!

    Abs.,
    Braguinha

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  2. pq a rede do fridays fechou???

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  3. Nossa fiquei chocado quando me deparei com o fridays fechado

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  4. Pesquisei o que houve na internet e não consegui uma resposta,somente q todas as lojas no brasil foram fechadas e muitas outras pelo mundo

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  5. Uma grande perda na gastronomia!!!

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  6. Olá, pessoal.

    Fizemos uma apuração rápida e realmente a informação procede.

    A rede TGI Friday's foi fechada em todo o Brasil por conta de uma série de desentendimentos administrativos junto à sede americana.

    Uma pena, não é mesmo? Grande perda para nosso repertório gastronômico - e para nossa memória de infância!

    Abraços,

    Gab's e Mari

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